O BANDO DA BURRA

por cam

A Sara hoje recebeu – e eu roubei-o para o ler e dar uma palavra pública de apreço… – “Cultura e Periferia: os bandos de carnaval na Piedade (Pico)”, do nosso amigo Urbano Bettencourt  (Separata das Actas do V Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana nos Séculos XV a XX, Horta, Núcleo Cultural da Horta, 2011, pgs. 425-432), uf…

A brochura é sobre o livro editado em 2009 pelo Município das Lajes do Pico, O Bando da Burra, com autoria de Filipe Costa, Carlos Freitas e Fábio Vieira (concepção gráfica e ilustrações). O Urbano faz um breve enquadramento histórico e literário desta forma de cultura popular e debruça-se depois sobre o livro e os factos que documenta (os 15 “bandos” ditos e ouvidos entre 1982 e 2008 na Freguesia da Piedade, acrescido do “bando” registado por Manuel Dionísio,em Costumes Açorianos, em 1937). Lê-se com proveito e prazer, devidamente acompanhado, claro está, do livro do Bando – e de muito boa disposição.

Anúncios

2 comentários to “O BANDO DA BURRA”

  1. Dias de Melo foi praticamente a única fonte (para além de Manuel Dionísio) onde consegui obter alguma informação sobre os bandos na Calheta, Piedade e Ribeirinha.

  2. Os bandos em dias de carnaval fizeram parte da nossa cultura popular , o que infelizmente se vai perdendo atravez dos tempos devido ás pessoas que tem algum dom para isto se vão afastando(eu também participei em alguns) por motivos diversos-
    Nestes dias tudo se aproveitava para nun lugar bem alto se dizerem aqueles versos que por certo eram bem picantes, com plavras pelos seus nomes “própios”
    Ainda bem que na Piedade há um grande numeros de pessoas que vivem esta tradição já em menos momta na Calheta, tendo sido na Calheta atraves do “imortal” Jorge do Alfredo (jOrge Quaresma Pimentel, Já falecido) o maior
    improvisador e melhor declamador de versos deste género.
    Pena haver poucos versos dele.Dias de Melo descreve alguns dele dos mais” brandos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: