COTOVIADAS

por cam

Dia de Lisboa. Entro na livraria na rua do Carmo que comercializa, em saldos, fundos editoriais. Da Cotovia – editora que não gosta de mim –, compro A magia que tira os pecados do mundo (1995), onde leio O destino do hoje no campo estético é continuar a ser o hoje de amanhã, sendo naturalmente ao mesmo tempo o amanhã e o ontem de sempre. Também da Cotovia – que não gosta mesmo de mim –, o A câmara, a escrita e a coisa dita (2008), do Ruy Duarte de Carvalho. Leio o pequeno texto sobre o antropólogo Paulo Valverde, de quem fui amigo e acho que o Carvalho não leu o texto que lhe serve de mote e espraia-se em generalidades, nem sempre bem “coladas”. Uma desilusão. Mas que me leva a recordar o querido Paulo, e a voltar ao poema que lhe dediquei, pouco depois da sua morte:

Guardei comigo sem saber
umas quantas pequenas coisas de nós
nada de que me lembrasse talvez
se alguém por absurdo me pedisse
o teu necrológio agora
com o espanto da tua morte
a roer-me ainda o músculo idiota
soletro meia dúzia de memórias
inúteis para os outros provavelmente:
os teus olhos que nos recebiam
a sorrir no aeroporto de são tomé
o almoço com o joão e a antónia
na roça de são joão dos angolares
e também com eles o banho nus
na baía de ana chaves à noite
a tua motoreta chinesa “leve-leve”
e a partilha de um tchiloli no riboque
os célebres jantares “a convite”
o teu olhar tímido em aguizé
ou quando sofremos em maputo
um enxovalho imbecil e racista
p’ra que digo eu isto agora?
a paz não é possível eu sei
nem isso se oferece a um morto.
 

eu e o paulo em são tomé, em 1995

 
 
Deixe uma Resposta

