SUROESTE: BONS VENTOS DE ESPANHA

por cam

Recebi ontem o número 1 da “revista de literaturas ibéricas” SUROESTE, editada pela Junta de Extremadura e Diputación de Badajoz (Espanha), com direcção de Antonio Sáez Delgado. O conselho de redacção e o conselho editorial têm em saudável equilíbrio entre portugueses e espanhóis.  

Vou ler. Para já, destaco a excelente “lâmina” (hors-texte) do Luís Manuel Gaspar, poeta e artista plástico responsável por uma obra (notável) que recusa (digo eu) os escaparates do novo-riquismo, onde diariamente se constroem génios, especialmente dessa coisa chamada literatura. Um abraço, Luís.

Destaco também o grafismo geral. E, finalmente, mas não menos importante, a edição, propriamente dita. O poder político pode, às vezes, fazer bem à cultura. Este é um bom exemplo, que as nossas câmaras e governos regionais poderiam seguir. Durante 5 anos, dirigi, com a Sara Santos, nas Lajes do Pico, a revista Magma (graficamente bem mais modesta do que esta), veio um novo poder político, pimba e analfabeto, e a coisa finou-se. Espero que não suceda coisa semelhante a esta bonita SUROESTE.

Anúncios

One Comment to “SUROESTE: BONS VENTOS DE ESPANHA”

  1. 🙂 um grande abraço, carlos!
    saudades da MAGMA e das suas separatas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: