FORTE DE SANTA CATARINA

por cam

Forte de Santa Catarina (foto: PNS)

O Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico, ganhou um PRÉMIO NACIONAL DE ARQUITECTURA PAISAGISTA 2011, na sub-Categoria de Desenho Urbano. A obra teve a seguinte Equipa Projectista:

Arquitectura Paisagista: Luís Cabral, Vasco Costa Simões (ARPAS – Arquitectos Paisagistas Associados); Arquitectura: Rui Pinto e Ana Teresa Robalo (RPAR Arquitectos); Engenharias: Francisco Salpico, Nelson Capote e José Rosendo

Câmara Municipal das Lajes do Pico.

O Projecto de recuperação do Forte de Santa Catarina foi concebido e realizado entre 2005 e 2007, para abrigar um Posto de Turismo e uma Zona de Lazer. Era então Presidente da Autarquia, Sara Santos (entre 2004 e 2009). Foi igualmente no seu mandato que foi recuperada a antiga fábrica da baleia SIBIL, transformada então em Centro de Artes e de Ciências do Mar, e que igualmente ganhou um prémio nacional, este de Turismo, atribuído em 2008.

Centro de Artes e de Ciências do Mar (foto: PNS)

Anúncios

8 comentários to “FORTE DE SANTA CATARINA”

  1. Claro que uma obra tão bem estruturada e conseguida como o Forte de Santa Catarina tinha que ganhar um prémio. E o mérito não é apenas dos arquitectos mas também da mente prodigiosa que teve a iniciativa deste projecto, que como todos sabemos é da responsabilidade do melhor presidente de sempre da Câmara Municipal de Lajes do Pico, Sara Santos.

  2. Maria Eduarda Rosa, por e-mail, 17 de Abril:
    «Parabéns a quem teve a ideia e o empenho de levar a bom termo tão interessante projeto.»

  3. Premio mais do que justo! O Forte e’ uma autentica joia , emprestando a paisagem um ar de urbanismo que em nada fere a beleza rural circundante – uma inspiracao para outras obras no futuro. Parabens Lajes, Parabens Pico.

  4. Pois! É que no “bar” (criação engenhosa e iluminada da nova gestão autárquica das Lajes) se calhar, os petiscos vão ser também, tal como foram os poucos votos que lhe deram a vitória, à base de queijo e de outros produtos da “fábrica dele”…

  5. Excelente, o prémio! Pode ser que com isto a “nova gestão” já não estrague este espaço com a sua transformação num bar. É esta a única ideia “iluminada” que conseguem ter em mente para o forte.

  6. Excelente!

  7. A prova de que é possível «produzir qualidade» fora dos chamados grandes centros: arquitectura, música. E também livros, revistas, etc.

    • Obrigado, Urbano. Embora me custe, é preciso lembrar que agora (desde Novembro de 2009), a cultura foi-se, ou vai de pimba em pimba até… A Sara fez, denegrirarm o seu trabalho e agora… é o que se vê. Abraço. Carlos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: