MARXISTA, TENDÊNCIA GROUCHO

por cam

O meu amigo António Cabrita republicou no seu blogue, uma “deliciosa correspondência entre T.S.Eliot e Groucho Marx” que foi traduzida pelo Helder Moura Pereira, por sugestão dele, para o nº2 da revista Magma, dirigida por mim e pela Sara Santos, que ele coordenou (isto foi antes, claro, do município das Lajes do Pico se ter tornado pimba…). A tradução, diz o Cabrita,  foi revista para esta postagem.

Roubei-lhe a foto, como se impunha. E fica aqui parte da dita correspondência.

Abraço, querido António, abraço querido Helder.

Caro Groucho Marx,

Escrevo para lhe dizer que o seu retrato já chegou, o que me deu grande alegria, e que, depois de emoldurado, o vou pôr na parede junto de outros amigos meus igualmente famosos, como W.B.Yeats e Paul Valéry. Não sei se me pediu uma fotografia minha por querê-la mesmo ou por mera amabilidade, mas, seja como for, enviá-la-ei logo que possa. Já mandei fazer uma das que considero melhores e nela hei-de pôr uma dedicatória que expresse toda a minha gratidão e sincera admiração. O seu retrato, de entre todas as figuras mais conhecidas que aprecio, era o que eu mais ambicionava ter e, no que diz respeito ao meu, ficarei contente se houver um cantinho na sua colecção onde possa caber.

Termino dizendo-lhe que, se e quando vier a Londres com Mrs. Marx, a minha mulher e eu gostaríamos muito de ter a vossa companhia num jantar em nossa casa.

Com os melhores cumprimentos,

T.S. Eliot

P.S.

Sou também grande apreciador de charutos, mas no meu retrato também não aparece nenhum.


Deixe uma Resposta

